Ser Voluntário

Um grãozinho numa praia maior!

Percurso de formação

Todos os anos, acolhemos novos grãozinhos, – nome que damos aos voluntários que escolhem percorrer o caminho de formação com o Grão, durante nove meses. Acreditamos que a sua formação é essencial para cada missão e, por isso, apresentamos um plano com componentes teóricas e práticas, essencialmente focadas na formação de competências necessárias à realização de missões, sem descurar o desenvolvimento de um espírito forte de comunidade, a consciencialização da importância da educação para o desenvolvimento e da interculturalidade, na compreensão do papel do voluntário.

Este plano é composto por:

  • Reuniões quinzenais de grupo;

  • Fins-de-semana de retiro em grupo – Auto e Hetero-conhecimento; Dúvidas de fé; Hospitaleiro (voluntariado);

  • Acompanhamento pessoal – tutorias;

  • Exercícios Espirituais.

Voluntariado Regular

Uma vertente importante da formação é o voluntariado que todos os formandos realizam, quer individualmente, quer inseridos em comunidade com o objetivo de desenvolverem a capacidade de se entregar ao próximo de forma simples e com grande compromisso, tal como se espera que seja mais tarde feito no destino de missão.

Individualmente, todos os voluntários têm oportunidade de escolher uma instituição de solidariedade parceira onde pretendam fazer voluntariado regular ao longo do tempo de formação. Em grupo, os formandos fazem voluntariado em dois momentos diferentes: no fim-de-semana hospitaleiro e no fim-de-semana comunitário, junto de organizações parceiras.

Algumas das instituições com as quais o Grão colabora:

  • Vida Norte;
  • CASA;
  • Amigos de Aldoar;
  • Etc.

Angariação de Fundos

O Grão é um projeto auto-financiado e, como tal, dependente da angariação dos fundos necessários para a realização das missões a cada ano.

Estes são conseguidos através de eventos regulares organizados pelos voluntários em cooperação com a equipa de Angariação de Fundos e, ainda, através de donativos dos nossos patrocinadores.

Se quiseres saber mais sobre os eventos do Grão, acompanha o nosso Facebook e marca a tua presença. Se quiseres fazer um donativo, visita a página do nosso site Apoiar e descobre quais os passos que podes dar.