Refletir o nosso tempo

Inculturação

Janeiro, 2023

A primeira vez que me debrucei sobre o tema “inculturação” foi numa formação do Grão, já próximo da partida em missão, e lembro-me como fez tanto sentido sermos preparados para sermos recebidos. Inculturação é, para mim, o cuidado de adotarmos comportamentos e hábitos do país de destino com o intuito de respeitar a cultura local, em equilíbrio com aquilo que são os meus valores e tradições, sendo portanto difícil por vezes traçar a linha. Passados 10 anos, esse tema faz mais sentido do que nunca. Vivo numa cidade bastante pequena na Arabia Saudita em que as tradições, os hábitos e os valores são muito diferentes dos meus. Assim, inculturação aqui passa por tentar aprender a língua local (árabe), ler sobre a cultura e a religião no sentido de compreender melhor o povo, cobrir o corpo de uma forma mais cuidada do que faria em Portugal (sendo que não me faz sentido contudo cobrir a cabeça), respeitar que a religião não se separa do estado e portanto modela muitos dos hábitos que às vezes são para mim incompreensíveis, mas ao mesmo tempo falar abertamente da minha religião e dos hábitos e tradições do meu país.

Rita MachadoMissão Fonte Boa 2012
A espiritualidade nos dias de hoje

Maio, 2021

Fazemos parte de um tempo muito particular, cheio de dualidades. Vivemos no consumismo mas temos preocupações ambientais, dominamos a tecnologia mas procuramos soluções cada vez mais naturais, caímos constantemente em comparações mas somos ativistas pela genuinidade e unicidade de cada um. Também a espiritualidade não escapa a esta corrente do paradoxo: é cada vez mais comum querer conhecer o que levamos dentro, mas conformamo-nos, tantas vezes, com uma vida superficial.
Deus vive no meio das nossas contradições. Segreda-nos o que desejamos mais profundamente mas respeita, com reverência, a liberdade que Ele próprio nos deu. Parece-me que, se vivermos à procura da verdade (daquela que não é subjetiva), a vida vai ganhando cada vez mais sentido. É Deus que vai revelando, grão a grão, que somos mesmo a Sua melhor criação.
Isabel GirãoMissão Benguela 2015

Morada

CREU-IL: Rua Oliveira Monteiro, 562

4050-440 Porto

Contactos

geral@ograo.com

O Grão - 2023 © Todos os direitos reservados