
Equipa
Direção

Patrícia Pereira
Presidente
A Patrícia ou Pats, para os amigos, tem 24 anos e trabalha na área da comunicação e marketing. Com um olhar atento sobre as injustiças e desigualdades que se vêm à nossa volta, procura sempre trabalhar para fazer do mundo um lugar melhor. Foi por este motivo e ambição que se aventurou a fazer o percurso Grão. Para São Tomé levou com ela toda a sua alegria contagiante e capacidade de ser para o outro. Detentora de um sentido missionário inato e da capacidade de ser ouvinte nos momentos certos, é também conhecida pelo impressionante estojo de primeiros socorros, pronta a socorrer qualquer corte, arranhão ou bichô. Amante da natureza e a primeira a dizer “saltamos?”!

Sara oliveira
Vice Presidente e Coordenadora de Formação
A Sara tem 25 anos e é Investigadora em Ambiente e Sustentabilidade. Teve sempre presente a vontade de fazer voluntariado em África e foi através de uma amiga que conheceu o Grão. O seu espírito aventureiro e calmo, aliado ao sentido de humor e desejo em servir o outro, levou-a até a Guadalupe, em São Tomé e Príncipe. Aqui espalhou a sua energia e marcou muitos sorrisos com a sua essência.

P. Gonçalo Fonseca, sj
Assistente Espiritual
Recém-chegado de missão do Médio Oriente ao serviço da Companhia de Jesus, abraça agora uma nova missão como Diretor Adjunto do CREU-IL (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), iniciando de forma entusiasta esta nova jornada como Assistente Espiritual d’O Grão.

Tiago araújo
Tesoureiro e Coordenador da Angariação de Fundos
O Tiago é um Grão fozeiro de 21 anos e estuda Desporto no ISMAI. Desde o início da sua caminhada no Grão, mostrou um empenho e dedicação do outro mundo, e foi com esse espírito de entrega que partiu para São Tomé e Príncipe, em 2021. Sempre pronto para ajudar, partiu para essa terra de amor, onde foi o único rapaz numa comunidade só de meninas. Onde quer que ele vá, não vai faltar música brasileira e dinâmicas dos escuteiros, só não podemos contar com ele para tirar fotos nem enviar e-mails.

Tânia araújo
Vogal
A Tânia tem 27 anos, é Farmacêutica e o seu sotaque faz jus à terra onde vive, Vila Nova de Gaia. Conheceu o Grão através de uma amiga e, como sempre, decidiu fazer valer a sua polivalência e ingressar em mais um dos muitos projetos nos quais está envolvida. Partiu para São Tomé, em julho de 2019, determinada a oferecer, todos os dias, um bocadinho de si às pessoas com quem se cruzaria. E assim foi! Com um sorriso imenso no rosto, um olhar atento e uma vontade gigante de ser amor e casa, entregou-se àquela ilha manchada de verde e encaixou-se completamente no espírito “leve-leve” que ali se vive. Regressou para Portugal com uma vontade enorme de continuar a servir e retribuir tudo aquilo que recebeu.
Formação

Paula Sousa
A Paula tem 24 anos e é estudante do último ano de Mestrado em Psicologia Clínica. Saiu da sua zona de conforto para se arriscar a conhecer o Grão e teve desde então a certeza de que estava no sítio certo para dar de si ao outro. Em 2021, partiu para São Tomé durante 2 meses, para servir, amar, ensinar, aprender e fazer a sua missão em nome Dele. Foi em São Tomé que viu com os seus próprios olhos a forma que o Amor pode ter e onde deixou pessoas e um lugar que chamará para sempre Casa.

Juliana Guedes
A Ju, farmacêutica, tem 27 anos, e recorda-se de, desde muito pequena, dizer aos pais que “quando fosse grande” queria ir em missão. O sonho de menina tornou-se realidade quando em 2016 partiu para Fonte Boa, Moçambique, com o Grão, local onde voltou com os jesuítas em 2018 e 2021.
Aprendeu a “pôr tudo o que é, no mínimo que faz” e levou esse ensinamento para a vida. Seis anos após a sua primeira missão, a Ju continua que a certeza que o caminho é servir, onde quer que seja!

Nicolau Osório
O Nico tem 28 anos, é Engenheiro de Minas, mas trabalha numa ONG. No secundário queria fazer uma missão de longa duração fora de Portugal, mas os pais aconselharam-no a ir para a faculdade. Na faculdade descobriu o Grão que lhe permitia fazer os 2! Fez missão em 2014 em Moçambique e lá conheceu a melhor versão de si mesmo e percebeu que a felicidade é algo que quanto mais se pratica, mais se consegue praticar. Entretanto voltou a fazer uma missão na Grécia durante 6 meses e quando voltou fundou uma associação para continuar a sua missão de vida que provavelmente começou no Grão.
Angariação de Fundos

Petra Abreu
A Petra, Petrini para o Grão, tem 21 anos e estuda Criminologia. Conhecida pelas expressões tão dela como “oh rei!”, “isso é uma cena?”, “fora de tangas”, “que fofo”, é também detentora das meias mais coloridas. Veio trazer, para além de amor, o talento para o desenho de cartazes e a rapidez a escrever mensagens num telemóvel de teclas. Em 2021, partiu para a terra onde o amor nunca falta e os sorrisos enchem as ruas: São Tomé e Príncipe. Escolheu fazer a mudança e dar o melhor de si ao mundo. A Petra é o sorriso fácil que se faz ouvir e ver em tudo o que se envolve. É a pessoa que procura tornar real os sonhos que foram escritos num papel. A Petra é um baú de talentos, um caixinha de surpresas e uma brisa nos momentos mais difíceis.

Rita Rocha
A Rita tem 27 anos e é farmacêutica. Veio por arrasto a pedido de uma amiga à noite de arranque do Grão, apaixonou-se pelo projeto, e acabou por continuar e a amiga não.
Otimismo, alegria e tranquilidade são características que a definem e acompanham em tudo o que se envolve. Com o Grão desafiou-se, saiu da zona de conforto e cresceu tanto que teve o privilégio de ir em Missão para Fonte Boa, Moçambique em 2016.
Desde então leva consigo tudo o que o Grão lhe ensinou e faz do seu dia-a-dia Missão.

Tânia araújo
A Tânia tem 27 anos, é Farmacêutica e o seu sotaque faz jus à terra onde vive, Vila Nova de Gaia. Conheceu o Grão através de uma amiga e, como sempre, decidiu fazer valer a sua polivalência e ingressar em mais um dos muitos projetos nos quais está envolvida. Partiu para São Tomé, em julho de 2019, determinada a oferecer, todos os dias, um bocadinho de si às pessoas com quem se cruzaria. E assim foi! Com um sorriso imenso no rosto, um olhar atento e uma vontade gigante de ser amor e casa, entregou-se àquela ilha manchada de verde e encaixou-se completamente no espírito “leve-leve” que ali se vive. Regressou para Portugal com uma vontade enorme de continuar a servir e retribuir tudo aquilo que recebeu.
Comunicação e Imagem

Maria José Verdade
A Maria José ou Zé, como carinhosamente é tratada, tem 22 anos e é estudante de Farmácia. Desde cedo que manifesta uma vontade genuína em ajudar o outro, sem pensar duas vezes, mas nunca se ficou pelo pensar. Movida pela sua entrega, empenho e esforço, a Zé conheceu o Grão e apesar do ano atípico, lançou-se nesta aventura com uma amiga e desde daí, nunca mais quis sair. Durante o ano encheu a sala de gargalhadas pela sua forma de ser e foi o relembrar de que só com dedicação é que os objetivos são atingidos. Em julho de 2021, partiu para São Tomé, onde encontrou uma nova casa, uma nova família. Mas, isto só foi possível porque, em São Tomé, a “olho azul” todos os dias abriu o coração para amar e para dar aos outros o que de melhor tem. E conseguiu! De volta a Portugal, a sua missão não acabou e nunca acabará.

CAROLINA NETO
A Carolina desde cedo sentiu uma vontade imensa de ajudar o próximo, motivo pelo qual escolheu seguir a área da Medicina. Esta vontade levou a que, com 20 anos, tenha encontrado no Grão uma casa onde viu a possibilidade de tornar este desejo mais real. Ao longo do ano de formação, demonstrou a sua dedicação ao projeto, que contou sempre com a sua palavra aconchegante e a sua gargalhada fácil. A sua partida em missão, foi o culminar de um percurso de entrega e Benguela foi o lugar que calorosamente a recebeu. Nesses dois meses, abriu o seu coração ao outro, tornando cada dia uma nova oportunidade de amar. De volta a Portugal, sente que a sua missão continua cá.

Teresa Vaz
A Teresa Vaz tem 29 anos e trabalha como Engenheira Biomédica. Fez missão em Benguela, Angola no ano de 2017. Conheceu o Grão num bonito acaso de vida. Com os 9 meses de formação e 2 meses de missão, leva consigo a confirmação que o sentido de missão está presente no meu dia a dia.
Relações Externas

Filipa Mariz
A Filipa tem 27 anos, é licenciada em sociologia e mestre em relações internacionais e cooperação. Partiu em missão com o Grão em 2016 para Fonte Boa (Moçambique) e, ao regressar, apercebeu-se que a vontade de partir permanecia. Regressou novamente a Fonte Boa em 2018 e em 2019 partiu para a sua última missão, desta vez na Beira com a Médicos do Mundo. Decidiu que queria fazer das missões a sua vida e foi assim que Deus a abençoou com a maior missão que podia ter: tornar-se mãe. Foi também através do Grão que Filipa conheceu Jesus e decidiu segui-lo. A caminhada de fé e disciplina é longa, mas a certeza de que com Ele tudo é possível é ainda maior.

Tiago Azevedo
O Tiago nasceu e cresceu em Gaia, tem 30 anos e está agora a viver em Inglaterra. Partiu em missão para Benguela no verão de 2016, e sente que recebeu muito mais que o privilégio de ir dois meses em missão, muito mais do que uma experiência para a vida, o que por si só já é imenso. Na verdade, entrou no Grão para tentar ser um semeador, e acabou por ser a pessoa a ser semeada. Ele acredita que a missão nunca acaba, e que missão está sempre presente no dia-a-dia onde é tão fácil ser-se esmagado pela rotina.
Voluntariado

Joana Cardoso
Coordenadora do Voluntariado
A Joana é uma jovem estudante de Psicologia e tem 23 anos. Com o seu sorriso cativante, o seu olhar atento e a sua excelente capacidade de organização, a Ju acrescentou aos 2 meses da missão de 2021 ética de trabalho, segurança, conforto e muito amor. Como não podia deixar de ser, aceitou o novo desafio de integrar a estrutura d’ O Grão.

Sara Monteiro
A Sara tem 26 anos, é psicóloga e aventurou-se neste projeto de amor por intermédio de uma amiga, mas rapidamente se apaixonou por esta forma incrível de estar no mundo e servi-lo. Partiu para Guadalupe, São Tomé e Príncipe em 2017, onde encontrou aquilo que considera ser uma das formas mais genuínas de amor ao próximo: a simplicidade de ser e estar. Daquela terra trouxe ainda a enorme certeza de que a gratidão prevalecerá sempre à saudade e de que só foi possível ser tão feliz porque amou e se deixou ser amada. Este ano integra a equipa de Voluntariado Grão onde espera conseguir transmitir em amor e serviço tudo aquilo que aprendeu e que a ajudou a transformar a sua vida.
Morada
CREU-IL: Rua Oliveira Monteiro, 562
4050-440 Porto
Contactos
geral@ograo.com
O Grão – 2022 © Todos os direitos reservados