Notícias e Testemunhos

Conversa virtual com a Human Connection | Sara Oliveira, NOV. 2020

Covid and international volunteering: the new strategies
“Agora mais do que nunca os projetos de voluntariado, internacional ou não, têm maior importância e acho que apesar da incerteza em que vivemos e de nos termos de adaptar dia-a-dia aos obstáculos que vão aparecendo, o voluntariado deve existir. Queremos continuar a abrir missões.”

Saber mais

Jornal "Voz da Verdade" | GUILHERME OSSWALD, jan. 2020

“Entrei no Grão em outubro de 2018 e logo nas primeiras formações percebi que se antes tinha alguma dúvida em permanecer neste projeto, deixei de as ter. Fui rapidamente cativado pelos testemunhos de voluntários de anos anteriores, pela comunidade que estava comigo a começar este novo percurso onde fui calorosamente acolhido e pelas orações finais, que me permitiam partilhar o que sentia com todos á minha volta e com Deus como nunca antes havia sentido.”

Ler mais

Jornal "Voz da Verdade" | Tânia Araújo, jan. 2020

“Ao longo do curso, foi percebendo que podia “ser e fazer algo mais.” Foi na FFUP que diz ter criado “amizade com duas pessoas incríveis que me deram a conhecer ‘O Grão’. Pessoas que seguiam os pilares e princípios do projeto e o espelhavam, no quotidiano, na sua personalidade e atitudes. Observar a forma como eles viam o Mundo fez-me sentir segura de que aquele era o meu caminho.”

Ler mais

Jornal Voz da Verdade | Liliana Félix, maio 2019

“Lembra-se que “desde sempre” sentia uma enorme vontade de partir em missão, sair da sua “zona de conforto e descobrir o mundo” tendo inúmeras vezes verbalizado que quando terminasse o curso iria trabalhar para África, o que a fez estar sempre atenta a oportunidades que permitissem realizar este sonho. Em 2016, chegou até ao Grão “após ouvir falar sobre o projeto pela voz de uma amiga que já tinha partido em missão.”

Ler mais

Jornal Voz da Verdade | Bernardo Ferreira, maio 2019

“Conta-nos que conheceu o “projeto Grão através de uma amiga que tinha partido em missão pelo projeto” e que o desafiou a juntar-se ao grupo. “Participei na primeira formação e percebi então que o projeto era católico. Lembro-me dessa noite como se fosse hoje, mal saí da formação comento com uma amiga: ‘Não venho mais, é religioso’. E a verdade é que estou hoje aqui, completei a formação do Grão e ganhei um novo amigo: Deus.”

Ler mais

Jornal Voz da Verdade | Mafalda Maria, maio 2018

“Fui crescendo e aceitando esta maneira de viver a religião, até ao momento em que houve um distanciamento. A minha vida mudou, a cidade onde vivia ficou para trás, e a minha relação com Deus também. Com o passar do tempo e o despertar da minha consciência, a vida desafiou-me a pensar mais além. A perceber o que era verdadeiramente o ‘rezar’, o ‘amor de Deus’, o ‘falar com Deus’, e tudo o que envolvia a vida católica”, conta.”

Ler mais

Jornal "O Gaiato" | Pe. Manuel António, out. 2017

“Há um convite gravado no coração de cada um de nós: “Amai o próximo como a vós mesmos”. É, sem dúvida, o alicerce da nossa verdadeira felicidade. Podemos dizer que na lei tudo é importante, porém de nada serve se não se cumpre o preceito do amor fraterno, em especial para com os que vivem em extrema necessidade. Por isso, cada um de nós oiça este apelo com muita alegria.”

Ler mais

Jornal "O Gaiato" | Pe. Manuel António, out. 2016

“Estiveram connosco, na nossa Casa do Gaiato de Benguela, durante cerca de dois meses, um grupo de 6 jovens universitários pertencentes ao projecto do voluntariado Grão. Foram, na verdade, dias maravilhosos para o enriquecimento humano e espiritual dos filhos da nossa Casa do Gaiato de Benguela. O próprio grupo fala, de seguida, da sua identidade e da sua acção, enquanto viveram connosco, ao jeito de membros da nossa Família.”

Ler mais

Jornal Universitário do Porto | Filipa Mariz, out. 2016

“A vontade de fazer a diferença leva a que muitos jovens aproveitem as férias de Verão para ajudar quem mais precisa, mesmo além-fronteiras. Este foi o caso de Filipa Mariz, membro do projeto de voluntariado internacional “O Grão”, que viajou para Moçambique durante dois meses. Na bagagem, levou a concretização de um sonho e quatro princípios fundamentais: espiritualidade, serviço, comunidade e compromisso.”

Ler mais

Bênção Apostólica | Papa Francisco, dez. 2014

“Como talvez se recordem, em 27 de Julho de 2013 durante a Vígilia da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco retomava esta mesma pergunta feita um dia a Madre Teresa de Calcutá: “Mas por onde começar?” – Por ti e por mim, respondeu ela.”

Ler mais